sexta-feira, 23 de maio de 2008

ESTILO POP / TECHNO / EURODANCE

POP
Música pop é um termo usado para designar qualquer estilo da música popular americana distinguindo-se da clássica da música artística e da música folk . O termo "Pop" pode se referir a qualquer gênero popularmente difundido da música americana rock, hip-hop, dance, R&B e do country, tornando essa uma categoria específica. A expressão "música pop" também pode ser usada para de referir a subgêneros particulares (dentro do gênero musical pop) que são em alguns casos referidos como soft rock, dance pop e pop rock.
Anos 1930 e 1940
Surgem estilos que influenciariam mais tarde o desenvolvimento do Pop, incluem o
Blues (vindo de Chicago), e da Country Music (vinda do Tennessee), que se fundiram para criar o Rock and Roll.
Anos 1950
Os primeiros artístas da música Pop incluem
Bing Crosby, Frank Sinatra, Dean Martin, Bobby Darin, e Peggy Lee, mas outros artístas como Bill Haley and his Comets, Fats Domino e Elvis Presley se tornam populares entre a geração mais nova.
Anos 1960
Idolos dos adolescentes da música Pop nos anos 60 incluem Johnny Tillotson, Bobby Vee, Brian Hyland, Tommy Roe, Gene Pitney, e Frankie Avalon. Outros músicos Pop incluem de sucesso da época incluem Carole King, Neil Diamond, Burt Bacharach, Aretha Franklin, Isley Brothers, Ray Charles, Stevie Wonder, The Supremes, Marvin Gaye, Bob Dylan, e Simon and Garfunkel, e algumas do repertório dos The Beatles
Anos 1970
A proliferação de novos sons vindos da
disco e dos Bee Gees, o piano-based pop de Billy Joel e Elton John, os os estilismos country dos Eagles, e o rock-influenced pop de Rod Stewart, Steely Dan, e Fleetwood Mac. ABBA, Bee Gees e os irmãos The Jacksons foram influentes na cena da música pop dos anos 70. Na Europa as pistas de dança ferviam com a chegada do europop; já na américa, "GREASE" Nos Tempos da Brilhantina, estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John foi considerado como o maior musical da história do cinema, sendo sua bilheteria atualizada em 300 milhões de dólares e que em 1978 transformou John e Olivia referência do movimento discoteque.
Anos 1980
Notáveis destaques para a música Pop nos anos 80 são o lançamento do segundo álbum de
Michael Jackson, Thriller, que se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos (com estimativas de 104,5 milhões de cópias até 2006), outros álbuns do cantor como Bad e Dangerous também ficaram entre os mais vendidos da história, com 50 e 51 milhões de cópias vendidas e influenciaram os artista pop que vieram depois. E os álbuns de Madonna: Like a Virgin, True Blue e Like a Prayer. Michael Jackson tornou-se "O Rei do Pop" e Madonna "A Rainha do Pop". Outros artistas incluem Prince, Janet Jackson, Duran Duran, A-Ha, Depeche Mode, The Police, ABBA, Blondie , Cyndi Lauper, Whitney Houston, Phil Collins, Kylie Minogue e Culture Club. A música "PHYSICAL" da cantora Olivia Newton-john ficou 10 semanas no número 1 da Billboard(www.billboard.com) se tornando o single mais vendido e tocado dos anos 1980.
Anos 1990
Os Anos 1990 e o século 21 foram marcados pelo ressurgirmento das têndencias das boy bands (grupos compostos por 5 a 6 garotos vocalistas) e das girl groups (grupos musicais composto de 4 a 5 garotas vocalistas).
Do
Reino Unido vieram boybands como Take That, Blue e Five, e enquanto a Australia trazia Boys from Oz. E grupos irlandeses durante esse período incluem Boyzone e Westlife. Já as girlbands mais conhecidas foram Sugababes All Saints e Destiny Child's. A mais famosa de todas os grupos foi certamente as Spice Girls, marcando uma geração
Os EUA trouxe
New Edition, New Kids on the Block seguido pelos Backstreet Boys, Hanson e 'N Sync e, na virada do milênio o cantor afro-americano: Brian McKnight e as pop princesses que são: Britney Spears, considerada como a única "Princesinha do POP" Christina Aguilera, Mariah Carey,Gwen Stefani, Willa Ford, Mandy Moore, Beyoncé (ex -Destiny Child) Jessica Simpson. 1999 assitiu o crescimento da explosão de Pop Latino com Ricky Martin na vanguarda, seguido de Jennifer Lopez, Shakira,Thalia, Enrique Iglesias, e Marc Anthony.
Ano 2000 em diante
As cantoras
Britney Spears e Christina Aguilera que se tornaram as princesas do POP dos anos 2000 que vêm com músicas e sensualidade temática, seguiram o mesmo caminho da Rainha do POP Madonna. Em 2000 ex-membro do 'N Sync Justin Timberlake lançou os seu álbum solo de estréia.
Em
2001 a ex-Spice Girl Geri Halliwell ganha espaço ao regravar o sucesso "It's Raining Men". Ainda a revelação da cantora Pink.
Em
2002 através do programa Popstars foi lançado o grupo Rouge.
Também no início do
século XXI surgem novas estrelas do pop como Lindsay Lohan e Hilary Duff, demonstrando entre sí rivalidade, como acontecia também entre Britney Spears e Christina.
Também surgem alguns dos famosos grupos britânicos de pop rock como
Busted e McFly. Há também a volta dos grupos adolescentes, como o grupo RBD.
E sobre revelações de alguns supostos novos cantores de música pop (como:
Esmée Denters) que vêm tentando ganhar espaço no mundo da música e também prometem fazer muito sucesso em 2008 a 2010 em diante.
Não podemos esquecer do novo sucesso do
R&B, Rihanna. Assim como seu namorado Chris Brown, uma versão 2000 de Michael Jackson.
Devemos destacar também
Walt Disney, que mesmo sem querer se tornou uma máquina de estrelas pop. Como Drew Seeley, Raven-Symoné, The Cheetah Girls, Selena Gomez e vários outros. Destaque para Ashley Tisdale e Vanessa Hudgens (estrelas do filme High School Musical). E à novata Miley Cyrus, que está seguindo o caminho de Hilary Duff.

TECHNO
Techno é um estilo musical eletrônico que surgiu em meados de 1980 e refere-se primariamente a um estilo em particular criado nos EUA com influências alemãs e desenvolvido nos arredores da cidade de Detroit, subsequentemente adotado por produtores europeus. O termo techno é freqüentemente utilizado erroneamente para descrever todas as formas de música eletrônica.
O
Techno arts grafic foi um dos primeiros technos a surgir. Foi desenvolvido em primeiro lugar em estúdios amadores pelos "The Belleville Three" (Os três de Belleville),um trio de homens afro-americanos que frequentavam a faculdade na época, próximo de Detroit, Michigan. Os músicos - amigos de colégio e colecionadores de fitas mixadas que eram Juan Atkins, Derrick May e Kevin Saunderson - encontraram inspiração na Midnight Funk Association, um programa de rádio eclético, de 5 horas de duração, que ia ao ar de madrugada em diversas estações de rádio de Detroit. O programa era comandado desde 1977 até meados da década de 1980 pelo DJ Charles Johnson. O programa proporcionava doses pesadas de sons eletrônicos como os de George Clinton, Kraftwerk e Tangerine Dream.
Apesar de inicialmente concebido como uma música de festa que era mixada diariamente em programas de rádio e tocada em clubes estudantis de Detroit, o Techno cresceu ao ponto de se tornar um fenômeno global. Estes clubes criaram a incubadora na qual o Techno se desenvolveu. Esses jovens promoters criaram e desenvolveram a cena de dance music local captando os gostos da audiência local composta pelos jovens e produzindo festas com DJs inovativos e uma música moderna e ecletica. Logo que esses clubes locais foram crescendo em popularidade, grupos de DJs começaram a se organizar e vender suas técnicas de mixagem e sound system para os clubes, sob nomes como Audio Mix e Direct Drive para abastecer o numero crescente de ouvintes. Locais como centros de atividades de igrejas, galpões abandonados, escritórios e auditórios foram as primeiras localizações aonde o público (na sua maioria menores de idade) se reuniam e onde o estilo e a forma músical do techno foi definida.
A música logo atraiu atenção suficiente para criar seu próprio club, o
Music Institute. Ele foi fundado por Chez Damier, Derrick May e outros poucos investidores. Apesar de ter vida curta, este clube ficou conhecido internacionalmente, por seus sets que duravam a noite toda, suas espaçosas salas brancas, e seu bar de sucos (o Institute jamais serviu bebidas alcoólicas). Rapidamente, o techno começou a ser visto por muitos dos seus criadores e pelos produtores que se ligaram ao estilo como uma expressão da angústia pós-industrial. Também tomou por orientação temas High-Tech e de Ficção-Científica.
Os produtores musicais estiveram usando a palavra "techno" num senso geral em
1984 (como no clássico do Cybotron "Techno City"), e esporádicas referências a um pouco definido "techno-pop" podem ser encontradas na imprensa musical nos meados da década de 80. De qualquer forma, não foi antes de Neil Rushton lançar a compilação "Techno! The New Dance Sound of Detroit" (Techno! o novo som dançante de Detroit) pela Virgin Records em 1988 que a palavra Techno passou formalmente a descrever um gênero musical.
Desde então o Techno foi definido retroativamente para englobar, entre outros, trabalhos datando desde "Shari Vari" (
1981) por A Number of Names, as primeiras composições do Cybotron (1981), "I Feel Love" (1977) por Donna Summer e Giorgio Moroder´s, e as mais dançantes seleções do repertorio do Kraftwerk entre 1977 e 1983.
Os produtores musicais, especialmente May e Saunderson, admitiram ser fascinados pela cena club de
Chicago e serem influenciados pelo house em particular. Essa influência é especialmente evidente em faixas da primeira compilação, assim como em muitas das outras composições e remixes que eles lançaram entre 1988 e 1992. O hit de May do inverno de 1987-88 "Strings Of Life" (lançado sobre o "nom de plume" Rhythim Is Rhythim), por exemplo, é considerado um clássico tanto nos gêneros House como Techno. Ao mesmo tempo, existe uma evidencia de que o som de Chicago foi inflenciado pelos "Três de Detroit". May chegou a alugar o equipamento de um músico que atuava na cena de Chicago, Keith "Jack Master Funk" Farley, para fazer a música clássica "House Nation".
Uma leva de lançamentos com influências techno feitos por novos produtores em 1991-92 resultaram numa rapida fragmentação e divergencia do genêro techno do house. Muitos desses produtores eram do Reino Unido e da Holanda, locais aonde o techno ganhou grande número de seguidores e teve papel crucial no desenvolvimentos das cenas club e rave. Muitas dessas novas faixas seguindo generos como IDM, trance, Hardcore e Jungle, levaram a música a direções mais experimentais do que os originadores do techno pretendiam. O Techno "puro" de Detroit permaneçeu como um subgênero, de qualquer forma, liderado por uma nova safra de produtores da área de Detroit como Carl Craig, Kenny Larkin, Richie Hawtin, Jeff Mills, Drexciya e Robert Hood, além de certos músicos do Reino Unido, Bélgica e Alemanha.
Derrick May freqüentemente compara o Techno a "George Clinton e Kraftwerk presos em um elevador". Por várias razões, o Techno é visto pelo mainstream americano, mesmo entre Afro-americanos, como "música de branco", mesmo que muitos dos seus criadores e produtores fossem negros. As similaridades históricas entre Techno, Jazz e Rock n'Roll de um ponto de vista racial, são ponto de divergência entre fans e músicos.
Em anos recentes, de qualquer forma, a públicação de histórias relativamente acuradas pelos autores Simon Reynolds (Geração Ecstasy a.k.a. Energy Flash) e Dan Sicko (Techno Rebels), além da cobertura da imprensa mainstream do Detroit Electronic Music Festival, ajudaram a difundir a mitologia mais dúbia do gênero. O Genêro se expandiu mais após recentes pioneiros da cena como Moby, The Zombie Hunter´s Guild, Orbital e Future sound of London fazerem o estilo brotar na cultura pop mainstream.

EURODANCE
Eurodance é um termo coloquial para a dance music européia. Desde 1992 vem ganhando muita popularidade na Europa, América do Sul, Oceania, Canadá e em partes da Ásia. Apartir de 1994 o fenômeno se diversificou, misturando-se com outros gêneros da música eletrônica. Em termos de estílo musical, o Eurodance é basicamente Techno, Trance e Rap. Todos eles predominantemente representados por artistas do oeste europeu. O Eurodance se originou de muitos países como Alemanha, Suécia, Países Baixos, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Bélgica e Itália. De uns tempos para cá, muitos países de fora da Europa começaram a lançar artistas, como Brasil, Argentina, Canadá, Japão e Austrália.
Muito do Eurodance é caracterizado pelo
Techno instrumental, vocais femininos, refrões simples, raps com vocais masculinos, samples e uma batida bem forte que varia na maioria das vezes entre 110 e 150 BPM (batidas por minuto) com riffs feitos através de sintetizadores. O som é bem positivo, sempre acompanhado de letras que envolvem temas como amor, festa e paz, sempre dançantes e expressando emoções. Quase que toda a ênfase no Eurodance é percussão e ritmo. As letras são cantadas em inglês quase sempre. Porém, muitos artistas lançam suas canções tanto em inglês quanto em idiomas nativos. Vale destacar os artistas italianos e alemães cantando em boa parte das vezes em italiano e alemão. Eurodance sempre foi um tipo de música bem comercial. Alguns produtores como o suéco Max Martin e o italiano Larry Pignagnoli, estavam por trás de dezenas de bandas. As performances ao vivo frequentemente são feitas em playback com o vocalista cantando ao vivo no palco. Muitas bandas do Eurodance passam uma imagem bem humorada, como Captain Jack e Vengaboys. Uma das bandas, o E-Rotic, se destacou muito durante a década de 90 com suas letras e vídeo clipes sexualmente provocativos.
Artistas mais bem-sucedidos

2 Brothers on the 4th Floor
2 Unlimited
Alexia
ATB
Aqua
[1] E-type
Benny Benassi

Cascada
Corona
Culture Beat
[2] Dj BoBo
DJ Ross
Double You
Santamaria
Dr. Alban
E-Rotic
Fun Factory
Gigi D'Agostino
Ian Van Dahl
Milli Vanilli
Ice MC
Kasino
La Bouche
Lasgo
Masterboy
Capitain hollywood
O-Zone
Real McCoy
Snap!
Vengaboys
Whigfield
Eiffel 65
Captain Jack



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE